SDT na linha da frente nas arquiteturas de suporte ao 5G

A SDT tem vindo a participar em diferentes estudos com vista à implementação de arquiteturas de rede que vão suportar o acesso disruptivo móvel 5G. De entre as soluções destacam-se as seguintes:

FTTH, XGSPON e WDM-PON

Tendo elaborado diferentes propostas com clientes na Europa e América Latina, esperam-se implementações num futuro muito próximo com soluções FTTH, baseada na tecnologia X-PON e com a inovação de contemplar a desagregação entre o SW e HW, permitindo o investimento de redes abertas e muito flexíveis face às tendências do futuro XGS-PON e WDM-PON preparadas para os serviços de 10G a 80G e diferentes interoperabilidades com as entidades que queiram efetivamente promover a abertura entre as suas propostas funcionais. Este conceito de acesso fixo em fibra ótica está muito em linha com as pretensões preconizadas pelo acesso móvel 5G.

Transmissão 

Diferentes soluções têm vindo a ser equacionadas pelos clientes da SDT na Europa e na America Latina, com vista à flexibilidade na componente da transmissão preparando-as de forma muito adaptável às necessidades do 5G, em qualquer uma das camadas de rede: CORE, AGREGATION e EDGE. Muito em breve a SDT terá notícias de implementações das mais recentes soluções de Transmissão adaptadas às redes 5G. 

OPEN-RAN 

A SDT tem conduzido muito pilotos e estudos com operadores de referência internacionais, utilizando a tecnologia dos seus parceiros de forma desgregada à luz dos standards OPEN-RAN, por exemplo pela O-RAN Alliance. Os resultados mostram que muito em breve estas redes desagregadas serão uma realidade em muitos dos clientes da SDT.